terça-feira, 15 de dezembro de 2009

de repente já é Natal



Sempre quis falar do Natal, mas não de uma forma clichê ou só falando em como tem existe  uma  magia e coisa e tal. Sou uma pessoa suspeita para falar dessa data, por conta de ter nascido na véspera. Mas, vamos lá. No Natal acontece um sentimento estranho, de reflexão, uma certa nostalgia, talvez seja por conta da proximidade do fim de ano. E no fim de ano como uma maneira quase que inexplicável a maioria de nós, paramos para refletir sobre a vida e em tudo que fizemos durante o ano que passou. Nunca entendi o porque disso, porque a passagem de ano, nada mais é que um dia comum, mas não iremos questionar velhos costumes aqui e sim falar do sentimento natalino.
No Natal, trocam-se presentes, cartões, telefonemas, declarações, amigo-oculto, ceia e milhares de coisas mais que com o passar dos anos foram se acrescentando aos costumes de fim-de-ano. Mas na minha ideia infantil o Natal era o bingo que a minha família vazia e só participavam os adultos e que eu sonhava com o dia em que eu iria participar também, os prêmios eram brincandeiras.E eu dormia feliz em ver todos se divertindo. O natal para mim era a curiosidade de saber os nomes dos pacotes que ficavam embaixo da árvore da minha tia Mônica.
E hoje, depois de terem se passado tantos anos, eu enxergo o que o Natal significa para mim, e talvez para todos, Natal é família. Com aquelas diferenças de sempre, dos gritos de quem vai mexer a farofa, e daquele tipo " poxa, mãe...meia de presente?". Mas na verdade mesmo, Natal é puro sentimento. O grande sentimento de humanidade, de estar mais próximo do teu próximo.
A magia ?! Sim, ela existe. Eu não pretendo explicar ,porque eu não chegaria nem perto do que a grandeza do Natal pede.
Como toca naquela canção: ' Então é Natal, e o que você fez ? '




*Na minha última lida antes de postar percebo que mais uma vez não disse o que eu queria, ano que vem eu tenho outra vez.


4 comentários:

  1. Com certeza. Natal é sempre família.
    Descreveu em melhores palavras o Natal.


    beeijos

    ResponderExcluir
  2. natal é tudo isso mesmo, amei o texto! beijos

    ResponderExcluir
  3. Natal é mesmo puro sentimento. Não sei explicar direiti porque, mas pra mim é muito mais do que presentes. Fico ansiosa pela noite, por ver todo mundo feliz. Isso é tão raro.

    ResponderExcluir
  4. Estava pensando hj, sinto falta do natal com a familia unida, mulheres na cozinha, homens na cerveja e crianças vendo com curiosidade os pacotes de presente. Sinto falta desse sentimento todo, do verdadeiro natal.

    Selo pra vc no blog.
    Bjs *-*

    P.S.: parabeeeens! :D

    ResponderExcluir

Basta nada

Viver é um momento. Contemplar.  Viver é um sopro. Lembro-me do primeiro contato com o morrer. Eu tinha cerca de cinco anos. De mãos...