terça-feira, 19 de junho de 2012

Os discos do Seu Quirino

Queria um mundo de musical, que tivesse aquele chiado apaixonante da agulha tocando no vinil. 

Cheguei ao Sebo do Seu Quirino porque estava a procura de discos do Belchior. Foi um dia meio louco, nublado, cansativo, não sei se por vontade ou teimosia, me fiz continuar na busca por um lugar que vendesse discos. Até que perguntando a um e a outro, se perdendo nas ruas com nomes que confundem no Centro de Aracaju, encontrei o Seu Quirino. A loja tem um quê peculiar de coisas que resistem bravamente ao tempo.                                              

São milhares de discos, de todos os gêneros, com as capas mais criativas, de um tempo que não existia computador, e sim, arte. Discos pelo chão, colado nas paredes, em caixas, por todos os lados. Nenhum custa mais que dois reais. Quase todos estão registrados na memória incrível de 79 anos do Seu Quirino. Nada de nota fiscal, nada que não seja a satisfação desse homem em vender discos. "Outro dia chegou um fiscal e pediu as notas fiscais do produto, procurei um disco, dos mais velhos e com capa rasgada e comentei com ele que o catador de papel que me levou aquele deveria ter esquecido de trazer a nota" divertiu-se contando. O guarda nunca mais tinha voltado. 

O Sebo tem quase quarenta anos, nenhum lucro nos tempos de hoje, só por paixão mesmo. Música é o tipo de coisa que alimenta a vida, assim como o pão,  traz um aconchego, uma paz, faz companhia. Seu Quirino casou duas vezes, de uma se separou, da outra enviuvou. Os filhos estão casados, soltos pelo mundo, ele aposentado. Firme, abre todos os dias logo cedo, não gosta de ficar parado. Avisou que não era parente de poste. Preferia os discos. 

"Se eu deixar de vender, na primeira semana eu fico de cama, na segunda eu entro em coma, na terceira eu morro" soltou mais uma pérola. Esse foi o  primeiro encontro que tive com ele,  um ano depois tive lá outra vez e coincidência ou não, ele estava com a mesma camisa e mesma disposição. E lembrava que eu procurava discos de Belchior, dessa vez só tinha um, mas ele prometeu guardar quando aparecesse.

2 comentários:

  1. Boa noite.
    Você pode me informar qual é o local, pelo menos a rua, em que o Seu Quirino vende os discos? Estou precisando muito, obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Fica na rua Geru, centro de Aracaju. Essa rua é do lado do terminal do centro, a loja fica próxima ao ponto de lotação para o Eduardo Gomes. Qualquer pessoa que vocês perguntar por ali vai saber te indicar!

    ResponderExcluir

Basta nada

Viver é um momento. Contemplar.  Viver é um sopro. Lembro-me do primeiro contato com o morrer. Eu tinha cerca de cinco anos. De mãos...